Mãos que sentem, fazem e transformam.

"Tudo o que é feito com o mão, com atenção, cuidado, carinho e criatividade, ganha uma qualidade especial que agrada aos olhos e regala a vida, tanto de quem produz quanto de quem desfruta."


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Decoupagem I - Latas


Pintando de Branco as Latas
Selecionei algumas latas perdidas pela casa. Com utilidade, porém cores bem misturadas, resolvi então pintá-las  e aplicar a técnica de decoupagem. Alguns guardanapo de papel, tinta branca a base de água, sem  acrescentar água, bem grossa,  pincel de cerda branca e cola branca para madeira.

Pintando Dentro da Lata
A pintura feita feita em branco, 4 demãos, sendo que nesta aqui, pintei dentro, pois estava sem tampa.

Latas Bem Branquinhas
Com as tampas prontas para a decoupagem. A escolha do guardanapo foi a tarefa mais gostosa, escolher a figura e montá-la na caixa. Geralmente tenho vários guardanapos e aí vou colocando em volta da peça e imaginando como ficará. O ideal é saber onde será colocado e a cor que quer como predominante.



Nesta caixa, eu não pintei a parte debaixo, mantive-a em original e escolhi uma figura com cores que combinassem. 


Já aqui, fiz uma composição com dois tipos de papéis para mostrar leveza e delicadeza.


Esta lata, estava bem velha e sem tampa, fiz um porta tudo. Pode ser usado no quarto, banheiro, cozinha.....


Detalhes..., adoro detalhar. Quanto mais pessoal, melhor!!



Detalhei esta aqui com a borda do papel.


Era um filete dourado que recortado passou a fazer parte do movimento da lata. 


Os detalhes em papel, mas poderiam ser feitos com tinta.



As folhas....dão mais trabalho para recortar. As figuras pequenas e com sombra, precisam de maior cuidado, na hora de recortar, bem como de usar.


As latas precisam estar sem ferrugem, pois a tinta a base de água pode pior o estado geral dela, deixando a pintura manchada. Caso tenha ferrugem o ideal é avaliar se vale a pena tratar a ferrugem e usar uma tinta esmalte.


Eu gosto de passar um pouco de vela na peça após a pintura total. A vela impermeabiliza a pintura e não permite que a figura enrugue. A aplicação da figura faço com um pincel de cerda bem macio, cola branca a base de água e um pouco de água, suficiente para ficar aguada a mistura. Retiro uma camada de papel atrás do recorte e aplico. Após aplicação, paço um pano seco para retirar o excesso de água da peça. Aguardo total secagem e só então aplico várias camadas de cola branca misturada em água. O efeito é esse aí, quanto mais cola, mais brilhante. Faço várias camadas....


Quanto maior a figura, mais difícil a plicação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário